Produção de Cafés

Colheita, Rastreabilidade e Qualidade na xícara


A Fazenda Nossa Senhora de Fátima e Fazenda Saquarema utilizam métodos modernos que vão desde o plantio, tratos culturais, colheita aos processos de secagem, beneficiamento e armazenamento do café.

É feita a colheita seletiva dos grãos que atingiram o ponto de maturação ideal - cereja. A colheita é feita a dedo, separando o nascente do poente, o que garante a condição de padronizar os vários estágios de maturação: grãos cereja dos grãos verdes e secos.

As demais colheitas são feitas através da derriça no pano e de colheita mecanizada, para que os grãos não tenham contato com microrganismos no solo.

Na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, o clima seco na época da colheita, a irrigação programada das lavouras, o escalonamento da colheita, a secagem diferenciada dos cafés orgânicos em terreiros suspensos e estufas, são também, fatores fundamentais que contribuem para as melhores características dos cafés orgânicos especiais.

A classificação e degustação dos grãos são feitas na própria fazenda. Com o acompanhamento, durante todo o ano agrícola, passo a passo, das lavouras, talhões, quadras e lotes separadamente, os cafés saem da propriedade, rastreados e acompanhados de laudos de origem e certificados.

O resultado de todo esse processo é visto na xícara; uma bebida doce, aromatizada, encorpada, achocolatada ou cítrica, que busca sempre o equilíbrio de um bom café em toda a sua análise sensorial.


Beneficiamento do Café